Começou hoje (05/11) às 15h, o II Seminário Latino-Americano Rádio e Educação. O evento, que é uma realização da ONG Catavento Comunicação e Educação em parceria com o Programa de Extensão em Comunicação e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará (UFC), tem como objetivo debater o panorama do rádio educativo na América Latina. A programação traz uma série de palestras, mesas-redondas e relatos de experiência em torno do que ocorre nos países da América Latina em termos de produções de vivências que envolvem rádio, educação e juventude. Também faz parte da programação do evento o I Festival Latino-americano de Rádios Escolares, um espaço cujo objetivo é mostrar as produções radiofônicas que vêm sendo elaboradas no contexto escolar e fomentar a produção colaborativa. O Seminário conta também com apresentação de artigos científicos, atividade coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC (PPGCOM-UFC).
De acordo com Marilac de Souza, coordenadora pedagógica da ONG Catavento Comunicação e Educação, a importância de se ter um evento como o II Seminário Latino Americano de Rádio e Educação é o compartilhamento de experiências, conhecer projetos e ver que também existem projetos semelhantes em outros países. “Eu espero que os participantes mostrem as experiências que estão trazendo dos outros países e que as pessoas daqui também mostrem o que elas já fazem pra gente conhecer as várias vertentes que o rádio educativo pode proporcionar para a educação”
Já para o coordenador executivo da Associação Brasileira de Rádiodifusão Comunitária no Ceará (ABRAÇO-CE), os temas debatidos nas palestras e mesas redondas do seminário são interessantes, pois têm como foco articular o papel social do rádio na educação, e vai ao encontro à questão da democratização da comunicação. Ismar destaca ainda que entender as dificuldades do papel social do rádio é uma luta de toda América Latina. “O seminário é um momento de troca de idéias em que nós podemos não só conhecer um pouco das nossas dificuldades, das nossas conquistas à nível de Brasil, mas também à nível de vários outros países da América latina” explica.
O II Seminário Latino-americano de Rádio e Educação vai até quinta-feira (08/11) e acontece na Faculdade de Economia, Administração, Atuárias e Contabilidade de UFC (FEAAC-UFC), Rua Marechal Deodoro, 400. Confira programação completa em seminarioradioeducacao.org.br
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Marco Regulatorio de la Radiodifusion sonora en America Latina
Confira a contribuição do Grupo Comunicarte, da Colombia, na Mesa Redonda 'Marco Regulatório na América Latina'.
El encuentro dió apertura con la exposición de la regulación de la radiodifusión sonora y el uso del espectro radioeléctrico en países de America Latina; por Bolivia intervino Jose Aguirre, Martin MArtinez de Uruguay, Dario Moreno de Venezuela, Alma Montoya por Colombia, Gissela Davila por Ecuador, Ismar Capistrano por Brasil y Argentina cerro con Judith Gerbaldo. A manera de sistensis America latina trae un camino de construccion permanente y resignificacion de la reglamentacion de la radio desde la segunda mitad del siglo XXI. Hoy estos paises viven transformaciones profundas que buscan no solo desde el espectro radiofonico y sus contenidos, visibilizar desde sus mismas cartas constitucionales todos los sectores y actores sociales como plataforma de empoderamiento de la palabra y de las acciones por una America incluyente, diversa y posible desde todas las miradas y los sentires en sus territorios y particularidades.
Colombia y los procesos de radios Educativas ~ALMA MONTOYA (Grupo COMUNICARTE)
Colombia tiene 1170 Municipio y cada uno tiene derecho a contar con una emisora comunitaria. Sin embargo en la realidad solo 680 estan en funcionamiento. En el caso de las ciudadades capitales el Estado autoriza en la ley de radiodifusion sonora comunitaria una emisora por cada 800 mil habitantes. Por ejemplo en el caso de la capital, Bogota cuenta con siete emisoras. La posibilidad real de emisoras en Colombia supera las 3.000 entre emisoras comunitarias de interes publico y comerciales.
Para el caso de las radios Étnicas, estan dentro de la categoria de radios de interes publicas. Para las etnicas hay reservado por ley 200 frecuencias (indigenas, afrodescientes, pueblo room y raizales ) Pero quienes en realidad se han visto beneficiados son los monopolios lo tienen la policiia y el Ejercito.
Paralelo a este proceso de radiodifusion comunitaria, se construyen las radios educativas, y especificamente las radios escolares, entendidas como (radios on line alojadas en paginas libres, circuitos cerrados de audio, sistemas de amplificacion portatil, centros de produccion e informacion y tambien con el uso de dispositivos movile) En el MInisterio de educacion estan registradas 4700 emisoras escolares.
En el II seminario de Comunicacion y Educacion Colombia compartira con la hermana nacion de Brasil en Fortaleza, experienicias de radio escolar:
Colegio Alvernia trae producciones de su emisora Escolar La Tau y proyecto de cortometrajes www.;wix.emisoralatau/tau
Colegio Distrital La Amistad con producciones de la Emisora Escolar L.A.8 ~Juventud Positiva
Colegio Distrital Antonio Nariño con producciones de la Emisora Escolar Cedanjmt ~Bajo Cero
Universidad de Cundinamarca ~ Radio Escolar en contextos de violencia (zonas de conflicto armado)
Grupo COMUNICARTE ~Julio Cesar Reyes como productor digital en intercambio de experiencia en Pasantia en la Universidad de Ceara ~CATAVENTO.org
Para mayor informacion del proceso puede consultar www.grupocomunicarte.org.
PERFIL - Gabriel Kaplun
Gabriel Kaplun (Universidad de la República – URUGUAI)
É educador e já trabalhou em diversas organizações não-governamentais de promoção social e educação popular. Atualmente, o pesquisador ministra aulas na Universidade da República do Uruguai e em várias outras universidades latino-americanas. Possui doutorado em Estudos Culturais Latino Americanos na Universidad Andina Simón Bolivar e diretor de Ciências da Comunicação na Universidad de La República.
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PERFIL - Klycia Fontenele
Klycia Fontenele (Faculdades Cearenses –FaC/ BRASIL)
É especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Jornalista, com bacharelado também pela UFC, onde atuou, ainda, como professora substituta. Atua na assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), de Fortaleza; professora da FAC (Faculdade Cearense) e tutora do curso de pós-graduação em Comunicação Social à distância. Estudante de especialização em Jornalismo Político, pela Universidade Gama Filho Posead. Foi responsável, por três anos, pela produção e edição da revista Agrofloresta, da Fundação Cultural Educacional Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema). É ainda associada da ONG Catavento Comunicação e Educação e membro da Associação de Proteção à Vida.
Inscrições para as oficinas serão feitas durante o credenciamento
Os interessados em participar das oficinas de rádio-revista,
rádio-conto, noticiário, disco-fórum e radiodrama, que acontecerão
durante o II Seminário Latino-americano Rádio e Educação, podem se
inscrever durante o credenciamento.
As oficinas acontecem nos dias 06, 07 e 08, das 14h às 16h, na Faculdade de Economia, Administração,
As oficinas acontecem nos dias 06, 07 e 08, das 14h às 16h, na Faculdade de Economia, Administração,
Atuária
e Contabilidade (FEAAC). Apenas a oficina de noticiário acontecerá em
horário diferenciado: no dia 06, das 14h às 18h e no dia 7, das 14h às
16h. Não haverá oficina de noticiário no dia 08.
O credenciamento começa hoje (05) nos turnos manhã e tarde. Serão disponibilizadas 25 vagas para cada oficina e as inscrições acontecerão pela ordem de chegada.
+ PROGRAMAÇÃO
O credenciamento começa hoje (05) nos turnos manhã e tarde. Serão disponibilizadas 25 vagas para cada oficina e as inscrições acontecerão pela ordem de chegada.
+ PROGRAMAÇÃO
Marco Regulatório da Comunicação na América Latina é tema da Mesa de Abertura
Na segunda (05), às 15h, antes da Conferência de abertura, acontece a Mesa redonda Marco Regulatório da Comunicação na América Latina. Os participantes da mesa vão discutir as legislações sobre comunicação e seus contextos de implementação em diversos países da América Latina, tendo como princípio a comunicação como um direito humano.
Dia 5/11 - 15 às 17h
Local: Auditório principal da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).
Coordenação: Judith Gerbaldo (Argentina)
Participantes:
Judith Gerbaldo - Argentina
Alma Montoya - Colômbia
Ismar Capistrano - Brasil
Gissela Davila - Equador
José Aguirre - Bolívia
Dia 5/11 - 15 às 17h
Local: Auditório principal da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC).
Coordenação: Judith Gerbaldo (Argentina)
Participantes:
Judith Gerbaldo - Argentina
Alma Montoya - Colômbia
Ismar Capistrano - Brasil
Gissela Davila - Equador
José Aguirre - Bolívia
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