terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ângela Sastre palestra no segundo dia de atividades



Na palestra que abriu o segundo dia do II Seminário Latino-Americano Rádio e Educação, nesta terça-feira (06/11), a jornalista e professora colombiana Ângela Sastre discutiu a temática Rádio Escola e Interação Comunitária no Contexto da Violência.

A palestrante relatou a experiência com o projeto de rádios-escola na região da Serra de Macarena, localidade dominada, desde a década de 1960, pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). A partir desta problemática, comunicadores, jornalistas, educadores, psicólogos, cientistas e agente sociais fundaram a ONG ComunicArte, que atua no local.

 Ela apresentou as ações do grupo, que incluem conscientização sobre direitos humanos, incentivo aos jovens para que atuem como agentes de transformação social e integração entre professores e alunos. Apesar dos constantes relatos de sucesso, porém, a palestrante afirmou que o projeto enfrenta muitos problemas, como a falta de financiamento e as constantes acusações de ilegalidade da rádio em função da falta de concessão pública.

Contrapondo a isso, Ângela fez um balanço sobre a situação da região no início do projeto e como ela se encontra atualmente. De acordo com a pesquisadora, os habitantes estão bem mais cientes dos seus direitos e o envolvimento de jovens com ações ilícitas também diminuiu.

“Rádio é uma vivência, uma maneira de unir e resgatar valores, uma forma de permitir que os jovens e crianças também usem suas palavras”, finaliza Ângela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário