quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Sons que povoam a América: começa I Festival Latino-Americano de Rádios Educativo
Promovendo o intercâmbio entre as diversas práticas educomunicativas que povoam de sons a América Latina, professores, estudantes e pesquisadores se encontraram na tarde desta terça-feira (06/11) para dar início ao I Festival Latino-Americano de Rádio Educativo. A abertura do evento foi marcada por uma roda de conversa sobre formas alternativas de produção radiofônica e intervenções sonoras.
O Festival recebeu, no primeiro momento, Márcio Beloc, que é membro da Asociación Cultural Radio Nikosia, colaborador do Coletivo de Rádio Potência Mental e pesquisador em saúde, arte e experiência urbana.
Márcio falou da experiência do Potência Mental, grupo formado por usuários da rede de saúde mental, estudantes e profissionais de psicologia, saúde e comunicação social de Porto Alegre (RS). Ele explica que o coletivo nasceu das experiências inspiradoras de duas outras rádios de caráter comunitário que também trabalham a saúde mental como tema, como a rádio La Colifata, de Buenos Aires, e a rádio Nikosia de Barcelona, experiências nas quais estão envolvidas tanto pessoas diagnosticadas quanto pessoas não diagnosticadas em saúde mental. “Muitas vezes, está colocado que tudo que essas pessoas produzem é loucura, mas essas experiências estão aí para dizer que a produção dessas pessoas é legítima e igual a qualquer outra”, afirma.
As participações seguintes foram de Gissela Maritza, da ONG Coordenação de Rádios Populares e Educativos do Equador (Corape), dos diretores do programa de rádio educativo “Voces Nuestras”, José Luis e Johnny Anaya, além de Miguel Ángel e Roberto Jordán, representantes da rádio “Adiwa Ketsuli Yaada” da comunidade indígena La Reforma, município de Atures, na Amazônia da Venezuela.
Cada participante contribuiu com relatos de suas vivências que, por meio do rádio educativo, atuam na produção de cidadania de acordo as especificidades sócio-políticas de cada região.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário