quinta-feira, 8 de novembro de 2012

I Encontro dos Grupos de Trabalho apresenta propostas inovadoras no campo da Comunicação e Educação



É cada vez mais importante a inclusão do rádio e de outras mídias na construção de novas perspectivas da Educação, tanto na formação de estudantes e professores quanto nas relações entre as comunidades e as instituições educacionais. Foram apresentadas e discutidas propostas relacionadas a essas perspectivas durante o I Encontro de Grupo de Trabalhos (GT), organizado pelas professoras do Programa de Pós-graduação do curso de Comunicação Social da UFC, Márcia Vidal e Deisimer Gorczevski, neste último dia do Seminário Latino- americano  Rádio e Educação.

Professores e estudantes do Ceará apresentaram diversos trabalhos relacionados desde projetos de inclusão do rádio nas escolas a projetos experimentais de educomunicação. Em uma das apresentações, no GT coordenado por Márcia Ximenes, o professor Luis Celestino relatou experiências do grupo de estudos que coordena pela Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri. Através do mapeamento de práticas de comunicação na região do Cariri, o grupo procura o reconhecimento do curso de comunicação no lugar, questionando problemáticas como a apropriação ilegal das rádios comunitárias por igrejas e grupos políticos.

No GT organizado pela professora Deisimer, foram apresentadas experiências inusitadas como a intervenção sonora da professora Concília de LaTorre com o seu grupo de pesquisa  e o jingle de homenagem aos 30 anos da Rádio Universitária da UFC, produzidos pelo estudante de Comunicação Marco Fukuda. “Foi um GT muitíssimo rico, aprendemos muito, ficamos com vontade de aprender mais, de nos encontrarmos novamente”, comentou Pedro Rogério, radialista e professor de música da UFC que esteve presente no encontro. “Não esgotou, pelo contrário, é um GT obra aberta, uma obra aberta para a gente continuar a refletir”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário