quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Intervenções audiovisuais marcam o encerramento do I Festival Latino-americano de Rádio Educativo

“O espaço político, público, não está pronto. A gente tem que criar esse espaço e aparecer politicamente.” Foram estas as palavras utilizadas por Márcio Beloc, membro do Instituto Cultural Nikosia e colaborador do coletivo de rádio Potência Mental, durante as intervenções realizadas no encerramento do I Festival Latino-americano de Rádio Educativo.

As apresentações aconteceram na tarde desta quinta-feira (08/11) no pátio do prédio da FEAAC e contaram com a participação do artista visual e coordenador da Zuada Rádio Livre, Marquinhos, e do professor da UERJ e articulador da Rádio Kaxinawá Mauro Sá Rego.

O coletivo Aparecidos Políticos deu início à atividade apresentando o manifesto do rádio livre. “Com quantas perguntas se faz um pensamento¿ Com quantas rádios livres se faz uma revolução¿” indaga, fazendo uso de um material audiovisual correlacionando temas como a anarquia à liberdade.

 “Caos: Terrorismos Poéticos e Outros Crimes Exemplares”, intervenção idealizada por Mauro Sá, uniu, em material sonoro, uma intensa decupagem de várias obras artísticas realizadas à base do radiodrama. “Usei palavras, sons, ruídos e músicas mixadas principalmente pela estética sonora”, disse o professor.
Imagens e vinhetas da Rádio Nikosia, de Barcelona, fizeram parte da apresentação de Márcio Beloc, do coletivo Potência Mental, que, após a apresentação, interagiu com o público debatendo a temática.
O evento contou, ainda, com a participação da professora do Instituto de Cultura e Arte da UFC, Deisimer Gorczevski, que articulou o encontro a partir da Pesquisa In(ter)venções Audio-Visuais das Juventudes em Fortaleza e Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário